A 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) trabalhará o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades”. A motivação para a escolha desse tema se baseia na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10: redução das desigualdades. Nessa direção, pelo segundo ano consecutivo, a Fiocruz, a UFRJ e as organizações de base sociocomunitária atuantes nas favelas de Manguinhos e da Maré propõem, conjuntamente, uma programação articulada e mais ampliada, apontando para uma atuação de fortalecimento do campo da ciência cidadã. Dessa forma, além da programação entre os dias 15 e 19 de outubro nos campi da Fiocruz e da UFRJ, também serão promovidas atividades nos dias 24 e 25 de outubro, em escolas de Manguinhos e da Maré.

Leia mais...

 

 

Durante cinco dias (de 15 a 19 de outubro), a UFRJ movimentou a comunidade universitária com eventos científico-culturais ao editar a 9a Semana de Integração Acadêmica (Siac), cujo tema escolhido foi “Ciência
para a redução das desigualdades”. Salas de aulas e espaços coletivos como corredores foram transformados em cenários para apresentação das produção de estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos- administrativos e professores.

Leia mais...

 

 

De 16 a 20 de outubro, a Fiocruz participa da 15a edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovendo dezenas de atividades gratuitas de divulgação científica, cultura e lazer. Elas serão realizadas no campus de Manguinhos e também em outros lugares do Rio de Janeiro, bem como em unidades da Fiocruz em diferentes estados do Brasil. A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, em 2018, tem como tema Ciência para a redução das desigualdades. A Fiocruz está preparando oficinas, experimentos, jogos, apresentações teatrais, exposições, rodas de conversa e muito mais.

Leia mais

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e organizações de base sociocomunitária atuantes nas favelas de Manguinhos e da Maré, propõem conjuntamente uma programação articulada e mais ampliada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para o fortalecimento do campo da ciência cidadã. Na sua 15a edição, o tema Ciência para a Redução das Desigualdades motivou a criação de uma agenda que extrapola a semana de 15 a 21 de outubro – quando instituições de todo o país promovem suas atividades.

Leia mais...

 

 

A edição 2018 da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ contou com 5.605 trabalhos, entre apresentações, pôsteres, oficinas, minicursos e exposições. “A novidade deste ano foi não separar iniciação científica, pós-graduação e extensão, misturando alunos de diferentes unidades. Foi enriquecedor”, avaliou Fernando Zikan, professor de Fisioterapia da Faculdade de Medicina. “É a atividade mais importante da universidade não apenas pelo número de trabalhos, mas pelo potencial de integração e de reflexão crítica”, destacou a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Leila Rodrigues, depois da abertura oficial realizada dia 15, no auditório Roxinho do CCMN.

Leia mais...

 

 

rodape SNCT2021

UFRJ Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ